quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Combata o excesso do final de ano

 atividade física Natal, Reveillon, festas de fim de ano no trabalho, tudo regado a muita alegria, comes e bebes. Não dá para deixar de aproveitar nem fazer dieta justamente nesses dias, não é? Mas, agora  que a festança passou, está na hora de perder os quilinhos a mais conquistados e começar o novo ano com a saúde em dia. Não se trata apenas de estética. Com a comilança, os niveis de gordura no organismo tendem a subir e uma das consequências mais comuns é o aumento do colesterol. "O colesterol está associado à má alimentação, sedentarismo e também à hereditariedade". Como não dá para controlar tendências hereditárias, o jeito é cuidar da dieta, manter o peso ideal e pratica atividades físicas regularmente.

Engana-se quem pensa que colesterol só faz mal ao organismo. "Ele é componente importante das membranas das células, atua na constituição de hormônios  e vitamina D, que atua no crescimento". O que é prejudicia é o excesso do chamado colesterol ruim, o LDL, que pode causar problemas cardiovasculares como a arterosclerose, acentuar a diabetes e a hipertensão. "Para reduzir o LDL é preciso evitar as gorduras saturadas, presentes nas frituras, óleos, carnes vermelhas gordas, embutidos e queijos gordurosos". E incluir na alimentação fibras  solúveis, como a aveia, e frutas que possuem uma substância chamada ômega  3. "Mas é preciso conjugar a dieta saudável com os exercícios físicos". O sedentarismo é um dos principais fatores da elevação dos níveis de  colesterol e de outros males.

Garfield20exercicio "A atividade física regular ajuda a queimar as gorduras e a eliminar várias toxinas, além de contibuir para a manutenção do peso". O ideal é praticar exercício aeróbico, no minímo 3 vezes por semana, com duração de 1 hora. Uma simples caminhada já ajuda.

 

 

MEXA-SE !!!

malhar

Créditos: By Revista Compre Bem 

fim do post3

0 comentários:

Postar um comentário