Saiba como aproveitar as horas de sono e acordar revigorada para enfrentar a correria do dia-a-dia.
 Mau humor, irritação, baixa concentração, dores no corpo e falta de disposição. Esses sintomas, muitas vezes confundidos com depressão, podem ser apenas consequência de uma noite maldormida. É verdade. Uma noite de sono é fundamental para começar bem o dia e enfrentar as adversidades do cotidiano. Para que você tenha um sono tranquilo e revigorante, siga essas 12 dicas infalíveis:
Mau humor, irritação, baixa concentração, dores no corpo e falta de disposição. Esses sintomas, muitas vezes confundidos com depressão, podem ser apenas consequência de uma noite maldormida. É verdade. Uma noite de sono é fundamental para começar bem o dia e enfrentar as adversidades do cotidiano. Para que você tenha um sono tranquilo e revigorante, siga essas 12 dicas infalíveis:- Mantenha um horário regular para dormir e, principalmente, para acordar. Isso ajuda a consolidar o relógio biológico. Com o horário fixo para se levantar, evita-se que o relógio biológico sofra alterações.
- Nada de cochilos irregulares. Se quiser tirar uma soneca, o ideal é que seja logo depois do almoço ou o mais distante possível do horário de ir para a cama. Caso contrário, o melhor é não dormir de dia.
- A atividade fisica regular é ótima para o bom sono. Mas evite exercícios pesados após as 20 horas. O exercício aumenta a temperatura do corpo e, para dormir, é importante que a temperatura corporal comece a baixar.
- Usar televisão, rádio e leitura para pegar no sono depende de cada um. Quando funciona como forma de relaxamento, não há problema. Mas, se você for aquele tipo de pessoa que liga a TV e vai de canal em canal, retire o aparelho do quarto. Se você liga a televisão, vê uns 30 minutos e isso ajuda a dormir, tudo bem. O mesmo serve para o rádio.
- O quarto deve ser usado apenas para dormir e para o sexo. Se você tem um arsenal para leitura, estudo, trabalho, bandeja para jantar, live-se disso tudo: atrapalha o relaxamento.
- Procure fazer atividades relaxantes à noite. Tome um banho morno, nunca muito quente. Um copo de leite, uma xícara de chá de camomila ou erva-cidreira também ajuda a relaxar. Fazer uma lista de compromissos do dia seguinte bem antes do horário de dormir colabora para eliminar preocupações.
- Evite substâncias estimulantes após as 5 da tarde, como café, chocolate, chá preto, chá-mate, refrigerante do tipo cola. Modere o consumo de café: não adianta tomar um balde antes das 5 e depois não beber mais, pois o efeito é cumulativo. Algumas pessoas tomam um cafézinho depois do jantar e dormem bem, isso varia para cada um.
- Engana-se quem pensa que o álcool é um bom relaxante. Embora ajude a iniciar o sono, a bebida alcoólica prejudica sua qualidade, porque é metabolizada rapidamente e pode causar insônia na segunda metade da noite. Também é péssima para quem ronca alto ou tem suspeita de apnéia (pausa na respiração durante o sono) - problemas que ficam ainda piores com o uso do álcool.
- Não insista em permanecer na cama se estiver com dificuldades de pegar no sono. Se ficar rolando por 15 a 20 minutos, é melhor levantar, sair do quarto, fazer alguma atividade relaxante e depois tentar dormir novamente.
- Evite o cigarro no período da noite: ele também é estimulante e interfere na qualidade do sono.
- Alimentos pesados atrapalham. Faça apenas uma refeição leve à noite: saladas, sopas, leite, frutas. Não vá para a cama com fome, pois o jejum também é ruim para o sono.
- Medicamentos para dormir devem ser usados sempre com muita cautela e orientação médica, pois causam dependência. Jamais se automedique. O uso deve ser racional, dirigido para a causa e não aleatório.
! Se depois de seguir as 12 dicas o problema persistir, 
procure um especialista.
Créditos: 
Revista Compre Bem

 
0 comentários:
Postar um comentário