Se consumidos duas vezes por dia, previnem doenças do coração, diabetes e ainda ajudam a emagrecer.
Cada vez mais surgem pesquisas indicando que uma alimentação rica em cereais integrais - trigo, aveia, arroz e milho -, como parte de um estilo de vida saudável, pode fazer muit pelo nosso organismo. Diversos estudos comprovam que o consumo desses prmdutos, associado a uma alimentação equilibrada, com baixo teor de gorduras e hábitos de qualidade (como a prática de atividade física regular e pelo menos sete horas de sono por noite), ajuda a diminuir os níveis de colesterol e a manter o coração em dia. Isso porque esses alimentos são ricos em nutrientes benéficos à saúde, como fibra alimentar, antioxidantes (antiinflamatórios naturais) e fitotestrógenos (hôrmonios vegetais), além de vitaminas e minerais.
Para se ter uma idéia desse benefício, uma pesquisa feita nos Estados Unidos, que relacionava alimentação com coração, analisou a dieta alimentar de 337 pessoas durante 20 anos e concluiu que a redução no risco de doenças cardíacas poderia ser atribuída à alta ingestão de fibras presentes nos cereais integrais. Existem evidências, em estudos recentes,sobre o impacto positivo que comer cereais integrais pode ter no controle do peso, pois as fibras absorvem a água e formam géis, ficando mais tempo no estômago, o que proporciona saciedade.
Quanto consumir...
Como todo excesso é prejudicial à saúde, com os cereais integrais não poderia ser diferente. Por ter os grãos intactos, eles são benéficos, porém, mais calóricos. Eu diria que a melhor maneira de medir uma porção de cada alimento - e issso inclui todos os tipos - seria pelo tamanho da mão em concha. Não mais que isso. O ideal é que as porções cheguem a 40 gramas diários, como por exemplo:
Café da manhã
2 fatias de pão integral ou 1/2 xíc. (chá) de cereal integral (aveia, milho, trigo e centeio) com leite ou iogurte desnatado.
Lanche da manhã e da tarde
2 torradas integrais ou 3 colh. (sopa) de cereal integral com 1 pote de iogurte desnatado.
Almoço e Jantar
3 colh. (sopa) de arroz integral ou 3 colh. (sopa) de polenta feita com fubá.
Para reduzir ainda mais o risco de doenças cardíacas,
pratique exercícios físicos regularmente.
0 comentários:
Postar um comentário