Como estamos na Semana Santa, nada melhor do que falarmos do peixe. Além de delicioso, sua carne é rica em vitaminas, minerais e gorduras essenciais que ajudam o nosso organismo a se manter sempre saudável!
Não é exagero: comer peixe só faz bem. O alimento é rico em vitaminas, minerais, proteínas e gorduras essenciais que ajudam a manter saúde do organismo. "O consumo de peixe evita doenças cardiovasculares e, por ser fonte de ômega 3, impede a formação de coágulos de sangue que podem levar a um infarto ou derrame. Além disso, reduz os níveis de triglicérides e atenua os sintomas da artrite reumatóide devido às propriedades antinflamatórias do peixe."
Os especialistas recomendam o consumo de peixe pelo menos 3 vezes por semana. Para saber qual tipo escolher, veja o valor nutricional de alguns deles abaixo:
TABELA DE VALORES NUTRICIONAIS
MERLUZA KANIKAMA FILÉ DE CORVINA FILÉ DE PESCADA
Calorias (kcal) 87 80 94 104
Proteínas (g) 18,9 10,5 18 17
Vitamina A (re) 16,500 --- --- 18,670
Cálcio (mg) 33 75 47 14
Ferro (mg) 1,06 4 1,5 0,2
Potássio (mg) 311 --- --- 253
COMO ESCOLHER O PEIXE CERTO
- Primeiro de tudo, observe a refrigeração. O pescado deve estar coberto de gelo, na proporção de, pelo menos, uma parte de gelo para uma de peixe.
- Para verificar se o filé de peixe está fresco ou não, aperte-o. Se ficar a marca do dedo e demorar para voltar ao normal, não está bom.
- Se o peixe estiver inteiro, preste atenção em outros detalhes. As escamas devem estar firmes e não sair com facilidade, a guelra deve estar na cor vermelho vivo ou levemente escurecido e os olhos têm de cobrir toda a órbita, não podem estar esbranquiçados.
! DICA !
Os peixes enlatados, como o atum, oferecem as mesmas quantidades nutritivas dos frescos.
0 comentários:
Postar um comentário