terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Gelatina Arco Iris

Ontem achamos essa receita na net, é muito fácil de fazer, só requer paciência e um tempinho livre...Resolvemos testá-la e o resultado está aqui!! Valeu a pena!



Abaixo segue a receita e os merecidos créditos a dona da mesma...rsrs

Ingredientes:

1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
Pacotinhos de gelatina de cores diferentes (+ ou - 5); no caso eu usei: tutti frutty, limão, abacaxi, maracujá, morango e uva.


Não precisa comprar exatamente esses sabores, mas gostei do resultado final. rsrs
A quantidade de gelatina depende do tamanho da forma que vai usar, antes do preparo eu coloquei água na forma (sem cobrir) a parte central e depois medi a água para saber + ou - quantas gelatinas usaria.
Primeiro, unte a forma com óleo, passando com papel toalha, para não deixar muito resíduo, fiquem tranquila que não deixará nenhum sabor no resultado final.

Modo de fazer:

1- Dissolva todo o conteúdo do pacote de gelatina azul (ou o primeiro escolhido) em 150 ml de água fervente, mexendo bem até que não sobre resíduos.

2- Acrescente 150 ml de água gelada e mexa novamente.

3- Despeje metade da gelatina dissolvida em forma de pudim com furo central untada e leve ao freezer por 10 min.

4- Adicione a metade da gelatina que sobrou, 2 colheres (sopa) de leite condensado e 2 colheres de (sopa) de leite de coco, mexa bem até ficar com uma cor opaca.

5- Passados os 10 min. coloque essa mistura opaca com cuidado sobre a 1ª camada de gelatina até cobri-la totalmente; leve ao freezer novamente, dessa vez por 15 min.
OBS: Ao despejar a 2ª camada, despeje com uma vasilha que tenha bico,assim cairá aos poucos e não terá perigo de furar a camada de baixo, eu particularmente, fui jogando em cima de uma colher pelas laterais da forma.

6- Repita os passos novamente com as outras gelatinas, o meu foi na seguinte ordem: (azul, verde, amarelo, laranja, vermelho e roxo)

7- Ao terminar o tempo de resfriamento da última camada, (no meu caso foi a de uva cremosa), transfira a forma para a geladeira, se não vai virar sorvete...rsrsrs

Só desenforme quando a gelatina estiver totalmente dura, em torno de umas 4 ou 5 horas, no meu caso, deixei a noite toda. Para desenformar com facilidade, passe a forma rapidamente pela chama do fogão até que as laterais se soltem, cuidado para não derreter a gelatina. Muita agilidade nessa hora...kkk

**Os Segredos**


  • Um truque para a gelatina de maracujá ficar com a cor mais forte, caso não encontrem uma no tom laranja, é colocar uma pitada de gelatina de morango na mistura.
  • É mesmo importante respeitar o tempo de 10 e 15 minutos no freezer, entre uma camada e outra (seja para mais ou menos). Se você deixar muito além disso, uma camada pode se separar da outra na hora de desenformar ou servir).
  • Quanto mais alta a forma, mais interessante o resultado, pois possibilita o uso de mais cores. Comece sempre pela tonalidade que considerar mais bonita, pois ela é a que ficará exposta no topo e ditará o visual.
  • Caso queira roxo para compor o arco iris completo, recomendo a gelatina de uva e não de amora. A tonalidade da gelatina de uva é bem, mais viva, alegre e transparente. Já a de amora é escura demais e um pouco opaca.
OBS: Nas receitas dessa gelatina que estão na internet eles usam 6 colheres de leite condensado e 6 de leite de coco nas camadas de creme. A receita foi adaptada para obter um resultado mais bonito. O excesso na mistura deixa a gelatina mais molenga e as camadas opacas demais. E assim, ela fica mais firme, e não fica muito doce.



Créditos:







0 comentários:

Postar um comentário