Manter o corpo hidratado é fundamental para enfrentar o calor dessa época do ano e aproveitar os lindos dias de sol.
Cerca de 70% do corpo humano é formado por água. Não é a toa que médicos e órgãos de saúde insistem tanto para que as pessoas tomem líquidos e mantenham o organismo hidratados. Tarefa que se torna ainda mais importante entre novembro e fevereiro, os meses mais quentes do ano. Se o ideal é beber, no mínimo, 2 litro de líquidos por dia, no verão a necessidade é ainda maior. As pessoas estão mais propicías a exercer atividade física nessa época do ano, o que faz com que o corpo perca mais líquido que o normal. Além disso, as temperaturas elevadas também são fator de maior perda de líquido.
E quando o organismo perde líquido, perde também sais minerais. Toda água é eliminada do corpo junto com os sais. É por isso que o aumento no consumo de sal comum, por exemplo, gera maior perda de líquido e aumento da pressão arterial. Portanto, o ideal é dar preferência para alimentos menos salgados e mais leves durante a temporada de calor. As frutas são as mais indicadas, devem estar presentes no café da manhã, lanches e são uma ótima opção de alimento para se beliscar ao longo do dia, se bater aquela fome. As frutas são compostas por 80% a 90% de água, e ainda tem sais minerais e vitaminas.
Se você passa a maior parte do tempo em casa, procure se lembrar de beber alguma coisa de hora em hora, ou toda vez que passar pela cozinha. Para ajudar a criançada a desenvolver esse hábito, incremente a geladeira com sucos, iogurtes, leite. Todas essas bebidas ajudam a hidratar o organismo e evitar a perda de líquidos. Mas é importante a pessoa ingerir água pura também. O recomendado é tomar, em média, 2 litros de água por dia, cerca de 8 copos de 250 ml.
Quando for passar o dia fora, seja na rua, trabalhando, ou na piscina e na praia, não conte com a sorte, pois às vezes é mais difícil encontrar água ou outro tipo de líquido para beber.Previna-se e leve sempre uma garrafinha com água filtrada ou suco. Água de coco também é uma ótima opção: hidrata, refresca e repõe os sais minerais. melhor cuidar para não correr o risco de desidratar e perder o verão.
Fique atenta aos sinais de desidratação. A desidratação acontece quando o organismo perde muito líquido e sais minerais. Pode provocar de um leve mal estar até problemas graves e levar à morte, em casos extremos. Para evitá-la, é preciso ingerir bastante líquido, evitar ficar sob o sol durante muito tempo e usar roupas leves para reduzir a transpiração. Mesmo tomando tais medidas, é preciso prestar atenção aos sintomas, sobretudo com as crianças. Se elas apresentarem a boca seca, muita sede, olhos fundos, sem brilho e irritação, ofereça o soro caseiro de meia em meia hora. Caso os sintomas permaneçam, procure atendimento médico.
Bjs.
0 comentários:
Postar um comentário