Eles estão por todos os cantos e se alimentam dos hábitos errados que quase todo mundo cultiva em casa sem saber. Mas calma! Existem meios de exterminá-los.
Mesmo com todos os cuidados para manter a casa sempre limpa e em ordem, é preciso descobrir o jeito certo de eliminar germes, ácaros e bactérias, que proliferam com muita facilidade. E não se engane pensando que o local mais contaminado da sua casa é o banheiro. O perigo pode estar onde menos imaginamos: a cozinha! Esse alerta vem do professor e biomédico Roberto Martins Figueiredo, autor do livro Dr. Bactéria - Um guia para Passar sua Vida a Limpo, lançado pela Editora Globo. A obra traz todas as dicas para combater de forma infalível os germes que contaminam o nosso dia-a-dia.
Veja algumas delas logo abaixo:
Roupas de Frio:
Lave, coloque em sacos plásticos e leve ao freezer por oito horas. Isso elimina de vez os ácaros.
Esponja:
Uma semana é tempo máximo de uso para uma esponja de louça. "Se você fosse uma bactéria, seu objeto preferido seria a tal buchinha, porque é um esconderijo com água e alimento". Ela deve ser desnfetada todos os dias com 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água. Uma só gota de água saída de uma esponjinha pode conter até 450 milhões de bactérias!
Pano de Prato:
Deve ser posto para lavar sempre que ficar úmido. Precisa ser desinfetado com água quente e solução de água sanitária e ser passado a ferro quente, senão maném vivas até 1 milhão de bactérias a mais que as encontradas em uma tampa de vaso sanitário.
Embalagens de Alimentos:
Todo mundo já usou o pregador de roupa para fechar saquinhos de alimentos. É o mesmo prendedor que estava no quintal, servindo de descanso para passarinhos e insetos Os e plástico até podem ser usados para vedar embalagens, desde que não prendam roupas e sejam lavados regularmente.
Geladeira:
Nunca deixe um alimento perecível por mais de 2 horas fora de refrigeração. Guarde sem tampa por2 horas, e só depois feche-o. "O ar frio da geladeira precisa ter contato com o alimento", explica o Dr. Bactéria.
Banheiro:
Quando as mosquinhas de banheiro aparecem, significa que está na hora de limpar os ralos. Esses insetos põem seus ovos na gelatina que se forma em volta do ralo e é cheia de bactérias. Limpe-o esfregando, nas paredes internas, água quente com detergente. Enxague com água quente e despeje uma solução de 1 copo de água sanitária por litro de água.
! Dica!
Limpe as buchas de banho - que devem ser individuais - do mesmo modo que as de cozinha.
0 comentários:
Postar um comentário