quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dicas para montar sua árvore de Natal

Se você ainda não montou sua árvore e Natal, corra que ainda dá tempo, e aqui vai algumas dicas para você. Mas antes vamos primeiro conhecer a História da Árvore de Natal.
Conta-se que quando o menino Jesus nasceu, todas as pessoas ficaram contentes. Por isso Ele recebeu muitas visitas e todas as pessoas lhe traziam presentes...
Perto do estábulo, onde estava Jesus num berço de palha, havia uma palmeira, uma oliveira e um pinheiro.
Ao verem aquela gente passando debaixo dos seus galhos com presentes para oferecer, as três árvores quiseram também dar alguma coisa ao menino Jesus.
Então a palmeira disse: - Eu vou dar a minha folha maior e mais bela, para que a mãe possa abanar o seu bebê com ela.
Depois foi a vez da oliveira ter uma ideia:- Eu vou apertar as minhas azeitonas e fazer azeite, para que a mãe possa esfregar e amaciar a sua pele...
Mas o pinheiro, não sabia o que havia de dar. Não tinha nada...só pinhas e agulhas que até podiam picar o Menino!
Um anjinho, que por ali andava, ouviu a conversa e teve pena do pobre pinheirinho, tão triste que estava porque nada tinha para dar ao Menino Jesus!
Olhou para o céu e viu as estrelas a brilharem e então teve uma ideia: Chamou-as e todas desceram do céu, como uma chuva de estrelas!
Foram colocar-se em cima dos ramos do pinheirinho que ficou tão admirado como contente: estava mais bonito do que nunca!
E lá na caminha de palha, os olhinhos do Menino Jesus brilharam, ao ver aquela árvore tão bonita e iluminada! E o anjinho ficou contente, porque tinha feito uma boa ação...
E é por isso que, ainda hoje, em toda a parte do mundo, há pessoas que decoram à sua maneira a sua árvore de Natal!
O resultado é este: há árvores de todas as cores, tamanhos e feitios...tal e qual como as pessoas. E assim é que é bonito!


De acordo com a tradição católica, a árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento. Sua montagem deve ser aos poucos, intensificando-se a a partir de 17 de Dezembro (momento em que na Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus). Em 6 de Janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.
Então vamos saber o que colocar na nossa árvore de Natal e colocar mãos a obra. Muitas pessoas adquirem os enfeite de Natal só porque são tradicionais, estão ali nas lojas ao seu alcance ou porque são bonitinhos. Porém nunca nos importamos em saber o verdadeiro significado deles. Por isso, aqui vai a definição dos objetos decorativos mais comuns nesta época do ano. Ao se montar a Árvore de Natal, lembre-se de compô-la de acordo com a tradição, criando-a para carregar o ambiente onde ela está com vibrações bastante positivas. Em seguida dicas para montar a sua Árvore de Natal:
Tipo de Árvore: Se possível um pinheirinho, pois representa a vida renovada, prosperidade e fertilidade.
Localização da Árvore: Sugere-se colocar a árvore de Natal ao centro da sala ou no leste, aonde o Sol nasce. É apenas uma sugestão, caso não haja essa possibilidade, qualquer local será apropriado para isso.
Como enfeitar a Árvore: Sempre de cima para baixo, respeitando as forças descendentes do Espirito Divino que vêm para nos abençoar. Enfeitá-la com fitas, bolas e laços vem de uma tradição européia que indica a fartura e o desejo da colheita de bons frutos para o próximo ano.
No topo da Árvore: Fixe uma estrela dourada, ela representa a estrela-guia, a estrela cadente que mostrou o caminho até Jesus para os três reis magos. Porém NUNCA ponha a estrela de ponta cabeça, se ela for de 5 pontas.

Enfeites: Os enfeites alegorizam virtudes, poderes e forças espirituais que devem triunfar dentro de nós, e também dentro da casa onde está a Árvore. Ecada um tem um significado especial:

- Papai Noel:  A tão conhecida figura do papai Noel é inspirada no bispo São Nicolau. Reza a lenda que o bom velhinho distribui presentes para as crianças do mundo todo na noite de Natal.


- Os sinos: Indicam a chegada de jesus Cristo e as badaladas nos dias festivos indicam respeito ao chamado divino e a oportunidade de comunicação entre o céu e a Terra. 

- A guirlanda: Simboliza esperança de uma nova vida quando pendurada nas portas, anuncia a chegada da temporada de festas e recebe os visitantes com votos de boa saúde.



- O Presépio: simboliza o nascimento de Cristo e o hábito de representá-lo visa o fortalecimento da fé. A troca de presentes na noite de Natal relembra o ato dos Três Reis Magos que seguiram a estrela guia para dar boas-vindas a Jesus oferecendo mirra, incenso e ouro.




- As bolas coloridas: Representam os frutos da árvore, sinal de fertilidade, de renovação.




- Os anjos: Mensageiros de deus, representam o anúncio do nascimento de Jesus.


- Os enfeites ao pé da Árvore: Representam todas as virtudes que queremos alcançar em nossa vida espiritual, podem ser pequenas caixinhas embrulhadas em cores variadas.
- Estrelas:Simbolizam a chegada de Jesus, seu nascimento.
- Velas e Luzes: Simbolizam Jesus Cristo, a "Luz do Mundo". A vela amarela quadrada deve ser posta na base da Árvore ou próxima a ela, porém com segurança total. E na noite de Natal, se possível, acende-la para que toda a simbologia natalina se transforme num carregador de energia. Recomenda-se que uma mulher (caso seja possível, grávida) acenda a vela.
- Recipiente com água: Deve ser posto do lado da vela acesa, pode ser uma pequena jarra com água (obviamente coberta, para não cair nenhuma impureza). Representa que devemos nos purificar com Água e Fogo para iniciarmos verdadeiramente a construção de nossa Árvore Natalícia Interna. Ao desmontar a Árvore, no Dia de Reis, dê essa água de beber a todos os membros da família, ou a distribua aos enfermos.
- A ceia: Representa a confraternização, o respeito e o amor ao próximo, assim como Jesus partilhou o pão e o vinho com seus apóstolos na última ceia.



Lembre-se:
Essas são somente algumas sugestões de objetos 
simbólicos para sua árvore de Natal. 
Você também pode usar outros símbolos sagrados 
de seu conhecimento, desde que colocados ali com muita reverência, 
sempre lembrando do Aniversariante.


Sendo assim:




Créditos:





0 comentários:

Postar um comentário