quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Comemore o Dia das Bruxas com seus filhos

 

“Revirando o baú, achei esta matéria e já que está se aproximando o Dia das Bruxas, achei super legal coloca-lá aqui no blog. As fotos peguei dando uma vasculhada pela net….. “

 

A data é uma boa oportunidade de fazer a festa com os pequenos e conhecer um pouco mais sobre o 31 de outubro.

criança de bruxinha 

Se você gosta de filmes de terror, com certeza já deve ter ouvido falar em Hallowen – Dia das Bruxas, em português. Na verdade, de assustadora essa data não tem nada, afinal, não passa de uma oportunidade para as crianças soltarem a imaginação ao se fantasiar e ainda sair pela vizinhança pedindo – e ganhando! – os mais variados tipos de doces.

O 31 de outubro passou a ser conhecido como o Dia das Bruxas há 2 mil anos, na civilização celta, um povo que viveu na Europa muito antes do nascimento de Cristo e acreditava na magia e na espiritualidade.

“Na noite do dia 31 de outubro, os druidas, sacerdotes do povo celta, faziam oferendas na floresta entre os carvalhos (considerados árvores sagradas). Acendiam fogueiras e, enquanto dançavam ao redor do fogo, agradeciam a colheita. Ao amnhecer, os druidas davam a cada família uma fagulha daquela fogueira para acender o fogo com o qual iriam cozinhar. Acreditava-se, assim que a casa estaria proegida dos maus espiritos.” Diz a autora do livro Bruxaria Natural – Uma escola de Magia (Tânia Gori).

Muitos anos depois, na década de 1840, o costume do Hallowen foi levado para os Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses. E foi com eles que os americanos aprenderam a comemorar a data.  “ Vestidas com fantasiasde bruxa, fantasma, monstros e duendes, as crianças percorrem longas distâncias saudando os moradores com a frase: ‘Gostosuras ou Travessuras’, pedindo doces e guloseimas para erem saboreados no fim da noite”. “ A brincadeira surgiu do medo que os povos antigos tinham das criaturas do utro mundo. Para amansar os humores desses seres, as pessoas colocavam na frente de cada casa um prato com doces”.

A data ainda não virou tradição no Brasil, mas nem por isso seus filhos não precisam ficar de fora dessa festa. Reúna os amiguinhos deles em sua casa, ajude a meninada a se fantasiar e faça uma excursão pela vizinhança, para que eles possam pedir doces por ai. Vai ser diversão na certa, pode apostar!

Jack, a Abóbora

halloween-1   Você já reparou que em toda festa de Dia das Bruxas tem sempre abóboras iluminadas enfeitando o ambiente ou acompanhando as crianças durante o “Gostosuras ou Travessuras”? Conta a lenda que Jack era um fazendeiro e, na noite de Hallowen, não quis dar uma abóbora a uma bruxa. Irritada, a feiticeira o transformou em uma lanterna com formato de abóbora. Ainda bem, que segundo Tania Gori; Jack é bonzinho. “Ele ajuda na realização dos pedidos desta noite mágica”.

 

Dica:

Não esqueça: deixe preparados uns saquinhos com doces, caso algum pequeno bata à sua porta neste dia.

 

Bjs e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário